sexta-feira, 21 de junho de 2013

MANIFESTAÇÕES POPULARES NO BRASIL E O DESPERTAR DA CONSCIÊNCIA CIDADÃ E CÍVICA

Desde 1992 o Brasil não presenciava mobilizações populares de grandes proporções e a imprensa que não noticiava com grande amplitude tais manifestações que por vezes ocorriam. Pois o mês de junho de 2013 trouxe a tona as grandes manifestações populares e os grandes veículos de comunicação, a sua maneira, vêm noticiando os eventos com grande destaque.
As razões para chegarmos a tal situação são explicadas por diversos pontos ou causas: a luta pela redução tarifária das passagens nas grandes capitais, os gastos e os desvios exorbitantes com a Copa do Mundo, a corrupção generalizada que vem se arrastando por décadas e a falta de investimentos públicos em setores básicos (saúde, educação, transportes). Tudo isso confluiu para a ocorrência de tais manifestações, primeiramente no eixo Rio de Janeiro – São Paulo, depois se espalhando para outras capitais e cidades interioranas.
Uma das características que são bem visíveis nesses protestos, que se diferem do período do “Fora Collor” é a forma truculenta como alguns batalhões policiais tratam os manifestantes e outro aspecto diferenciador são as ações isoladas de uma minoria de vândalos, arruaceiros e criminosos que, infiltrados no meio dos manifestantes, promovem todo o tipo de dano ao patrimônio público e privado, transformando as manifestações em verdadeiros campos de batalha urbanos.
Não se pode deixar de utilizar esse espaço para criticar a forma leviana como os grandes veículos de comunicação noticiam os protestos. Em um momento eles encobrem as grandes causas da mobilização e desviam o foco para apenas um objetivo minimizador: a redução das passagens. Em outro momento, se existirem os confrontos ou depredações, as câmeras e repórteres se dirigem apenas aquele ato, deixando em segundo plano toda a manifestação. Vale lembrar que esses canais sensacionalistas vivem basicamente em busca de audiência, e notadamente esses eventos atraem sua atenção, pois significa na certa o aumento dos tais índices.
O país está acordando, pessoas das diversas faixas etárias, que vivenciaram movimentos semelhantes, estão cansadas de tamanho descalabro com a administração dos nossos recursos. A população está percebendo todo o caos em que estamos imersos e nada mais justo, sensato e democrático do que sair nas ruas e protestar das mais variadas formas.
Estamos vivendo um período histórico singular. Dessa vez a internet, com as redes sociais, tornou-se um aliado em potencial nessa luta, pois além de ser um veículo de propagação de informações dos protestos, tornou-se uma ferramenta de exteriorização de toda a revolta popular.
Espera-se que todos esses protestos surtam um efeito positivo no triste cenário que estamos inseridos, que os políticos que estão no poder vejam a força que o povo tem de criticar e reivindicar e que futuramente boa parte destes que estão aí não concorram a nenhum cargo político. Não é uma Revolução. É uma transformação!


terça-feira, 4 de junho de 2013

Tentativa de Homicídio Em Canafístula

Na noite dessa Terça-feira 04/06/2013, ocorreu no Distrito de Canafístula de Alagoa Grande uma tentativa de homicídio. Por volta das sete da noite 4   elementos não identificados dirigiram-se à  residênica de " Dimicinho"(nome popular da vítima) residente no conjunto Antônio Fernandes de Carvalho ( Quilombo) e após uma perseguição efetuaram vários disparos de arma de fogo contra a vítima que foi socorrida para o hospital de Regional de Guarabira atingida por cerca de 3 tiros e em seguida foi encaminhado para o Hospital de emergência e Trauma em João Pessoa. Os suspeitos fugiram sem deixar pistas em destino ignorado. As características levam ao entender de crime premeditado.

domingo, 2 de junho de 2013

A Ponte está se indo

Em outra matéria publicada neste Blog anteriormente, foi pautada a situação da "ponte" que dá acesso à Creche e a Rua do Cruzeiro. Porém com as chuvas recentes estás ocorrendo e erosão da cabeceira de um dos lados da "ponte" como mostram as imagens a seguir:
  Buraco ocasionado pela chuva
Como foi evidenciado antes, há 9 "pequenos anos" que a ponte que dava acesso a esta localidade foi destruída após as chuvas e a uma enchente, mas como no Brasil tudo fica pra depois, esse" probleminha" já dura quase uma década e nada se resolve para resolvê-lo. O problema maior é que, com a ausência de uma ponte de verdade, não é possível haver a coleta do lixo das casas desta rua nem mesmo da creche, o que resulta no acúmulo de lixo próximo tanto das casa e seu moradores quanto da creche e suas frágeis crianças.

Não queremos por meio desta fazer apologia, nem mesmo politicagem, que diga-se de passagem o que o mundo vive cheio, mas sim um alerta, pois lixo causa doenças, atrai grande variedades de insetos e outros bichos nocivos à saúde humana. Mas não quero culpa apenas os orgãos responsáveis, cabe sim aos moradores separar o seu lixo e levá-lo até o outro lado da "ponte" para que seja feita a coleta, isso já é um caso de descaso e falta de conscientização. Mas isso não inibe o fato de que há um problema e não há uma solução cabível há quase 10 anos. Isso é e sempre será o estilo brasileiro de resolvae as coisas  sérias e de real importância: "Depois a gente se reúne e resolve" mas há 9 anos?
Veja mais imagens



Local da ponte antiga


Vista da Creche