segunda-feira, 20 de maio de 2013

BIBLIOTECA PÚBLICA EM CANAFÍSTULA: UMA NECESSIDADE NÃO REIVINDICADA


É público, é notório, é um fato comprovado e propagado em todos os meios educacionais e em alguns raros veículos de comunicação: a leitura desenvolve a capacidade cognitiva e de assimilação do conhecimento. O aluno(a) que se envereda pelo caminho dos livros tende necessariamente a melhorar sua capacidade raciocínio e de percepção crítica. Por conseqüência, em um futuro não muito distante, ele irá almejar uma boa colocação no mercado de trabalho, além de se transformar em um cidadão ciente dos seus direitos e deveres na sociedade que o circunda.
Infelizmente essa idéia é apreendida pelos nossos políticos locais, mas não posta em prática. Os nossos mandatários têm a plena consciência dos efeitos que um Biblioteca Pública em Canafístula pode proporcionar aos seus habitantes, eles sabem que a medida que os populares forem lendo e absorvendo conhecimento, necessariamente esses próprios políticos vão perder espaço para outros políticos mais sérios e atuantes. Se existisse a possibilidade da população canafistulense se desenvolver intelectualmente, em um prazo não muito longo as oligarquias políticas de Alagoa Grande iriam sucumbir, abrindo espaço para políticos com propostas modernizadoras e concretas.
Atualmente, em uma esfera nacional, percebemos o quando a juventude está se distanciando dos livros e do conhecimento de qualidade. O sistema educacional atual tem por finalidade formar apenas profissionais qualificados, sendo estes não possuidores de um senso crítico considerável. Dessa maneira o governo traça uma estratégia bem elaborada: criar possibilidade de ascensão social, ao mesmo tempo que não estimula esses jovens a perceberem esses mecanismos de subjugação, fazendo com que essa classe política que está aí no poder se perpetue por longas gerações.
Canafístula precisa urgentemente de uma Biblioteca Pública, mas uma biblioteca que possua um acervo de qualidade, não apenas livros da literatura moderna (não que eles sejam ruins), mas os clássicos, as obras que sacudiram o Brasil e o Mundo, obras que mostraram a capacidade do homem em contestar o sistema vigente.
Outra questão merece destaque: não adianta existir uma necessidade que não seja reivindicada pelos futuros beneficiários. Enquanto os jovens não se mobilizarem para pedir as autoridades municipais a implantação de tal biblioteca, os nossos mandatários não irão implementá-la.
Jovens, busquem o melhor para si. Deixem de ficar em frente ao computador e busquem ler um pouco diariamente, enquanto nossos políticos não pensam em tal projeto e vocês  tentam transformar a tal biblioteca em uma realidade!  

Um comentário:

  1. Verdade...Precisamos de uma biblioteca em Canafistula para desenvolve a capacidade cognitiva e de assimilação do nosso conhecimento.

    ResponderExcluir